Para que a estratégia de atuação de uma empresa possa conduzir aos resultados desejados é preciso que ela esteja alinhada com as expectativas e necessidades de seu mercado de atuação.
Para isso é preciso olhar para o “foco do cliente” ao invés de olhar com “foco no cliente”.
Entretanto a cultura existente na empresa exerce significativa influência tanto na leitura do que é o foco do cliente quanto na definição da estratégia de atuação.
Para completar o cenário, é preciso ter consciência de que a fiel execução da estratégia depende fortemente da cultura existente na empresa.
Não foi à toa que Peter Drucker tornou célebre a frase: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.
Em recente pesquisa que realizamos junto a 166 CEOs das mais diversas empresas identificamos que, em média, apenas 54,8% da estratégia é executada, ou seja, a cultura existente come 45,2% da estratégia.
O apoio de uma empresa de consultoria formada por profissionais com significativa experiência na vida executiva e que atue em formato de coautoria com o cliente assegura a obtenção dos resultados desejados ao promover:
• A correta leitura e interpretação do foco do cliente
• A definição da estratégia adequada de atuação
• O desenho da cultura requerida para tornar viável a execução da estratégia
• O mapeamento do modelo de cultura existente na empresa
• A identificação dos gaps entre a cultura requerida e a cultura existente
• A arquitetura do plano de alinhamento necessário.
É nisso que nós acreditamos. Esta é a nossa experiência. É assim que nós atuamos.
Wladimir R. Palermo é administrador de empresas com diversas especializações na área do Comportamento Humano e autor de algumas das metodologias e processos utilizados nos projetos do grupo BEST IN CLASS®.